fbpx

Lucas Guimaraens, a nova biblioteca pública e a comunidade, em Araxá.

4 de abril de 2019

 

O “Sempre Um Papo” e a CBMM recebem o Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Lucas Guimaraens para o debate sobre o tema “A Biblioteca,  sua Renovação e a Importância Para a Comunidade”. O evento será no dia 16 de abril, terça-feira, às 19h30, em local a definir, em Araxá. Entrada gratuita.

 

Lucas Guimaraens é escritor e defende o amplo acesso à leitura em Minas Gerais. Desde 2016, é coordenador do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – que visa a garantir o acesso aos livros e a formalizar políticas públicas de fomento e democratização da leitura no estado. Nascido em Belo Horizonte em 1979, firma a própria voz poética sem abandonar suas influências literárias e abraçando a herança poética familiar dos ancestrais Bernardo Guimarães, Alphonsus de Guimaraens, Alphonsus de Guimaraens Filho e Afonso Henriques Neto. Em poesia, lançou em 2011, pela 7Letras, Onde (poeira pixel poesia), e em 2015, pela Azougue Editorial, 33,333 – conexões bilaterais. Também é autor do livro de filosofia Michel Foucault et la dignité humaine, publicado em 2015 pela editora parisiense L’Harmattan. Publicou, em 2018, seu mais recente livro de poemas, Exílio – o lago das incertezas, pela Relicário Edições. No mesmo ano, uma edição bilíngue foi publicada na França, Exil – le lac des incertitudes, Edições L’Harmattan.

 

Curador de eventos literários tais como Festival Internacional de Poesia de Istambul, Turquia, em 2014; Circuito das Letras 2016, em Belo Horizonte, Minas Gerais; e a Bienal Internacional de Poesia de Paris/Val-de-Marne 2017. Também participa de debates e palestras nas áreas de literatura e políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas. Lucas Guimaraens é também coeditor da L’Harmattan, em Paris, França, pela coleção Philosophies Artistes, e Embaixador do Cercle Universel des Ambassadeurs (ONU/UNESCO) e Conselheiro Deliberativo da Cátedra de Filosofia das Instituições e Transculturalidade da UNESCO.

 

Sempre Um Papo com Lucas Guimaraens
Dia 16 de abril, terça-feira, às 19h30, em local a definir, em Araxá.
Entrada gratuita
Mais informações: www.sempreumpapo.com.br – 31 32611501

Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – 31 992046367 – 35676714