fbpx

Luiz Ruffato lança novo livro e conversa com o público de Piracicaba

4 de setembro de 2019

 

O escritor Luiz Ruffato, uma das vozes mais proeminentes da literatura brasileira contemporânea é o convidado da Iveco e do Sesc Piracicaba na estreia do Sempre Um Papo na cidade. O projeto é focado em incentivar o hábito da leitura, há 33 anos.  No evento, o autor vai falar  sobre o tema “A Questão Urbana: Violência e Exclusão – Como o Processo de Industrialização Desenfreado Muda a Realidade de uma Cidade” e lançar o seu mais recente romance, “O Verão Tardio” (Companhia das Letras). Trata-se de uma narrativa poderosa sobre um homem e suas tentativas de reatar os fios do passado. Uma jornada às bordas de um Brasil cindido, em que o diálogo não parece mais possível. O encontro será no dia 06 de novembro, quarta-feira, às 19h30, no Sesc Piracicaba (R. Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba), com entrada gratuita. O bate-papo será mediado pelo idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges.

 

O romance “O Verão Tardio” aborda uma história de inadequação. Depois de mais de vinte anos, Oséias, um homem abandonado por mulher e filho, decide regressar a sua cidade-natal, Cataguases, em Minas Gerais. Durante seis dias, seguimos passo a passo suas andanças, visitas a familiares, encontros com velhos personagens locais. A sombra do suicídio de uma de suas irmãs, Lígia, e a comunicação falha com praticamente todos a sua volta acompanham suas tentativas de reatar os fios do passado. Em meio a um Brasil que parece ir do projeto à ruína a todo momento, O Verão Tardio propõe uma reflexão sobre uma sociedade em que as classes sociais romperam completamente o diálogo e, como afirma um de seus personagens, se tornaram “planetas errantes” prontos para entrarem em rota de colisão e se destruírem.

 

Luiz Ruffato nasceu na cidade de Cataguases, Minas Gerais, em 1961. Ganhou destaque no cenário literário com o lançamento de Eles Eram Muitos Cavalos. É autor também da pentalogia Inferno Provisório (hoje disponível em volume único), que aborda de maneira contundente a história do operariado brasileiro no período de 1950 a 2002, num debate da realidade social marcado por experimentalismos literários.

 

Sempre Um Papo
Criado em 1986, pelo jornalista e escritor Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do País. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados da Federação, além do Distrito Federal, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. O Sempre Um Papo consiste na realização de encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. O formato é simples. Um mediador conversa, informalmente, com o convidado e o público participa com perguntas. Desde a fundação, aconteceram mais de 4,5 mil eventos, que reuniram um público superior a 1,5 milhão de pessoas. O know-how de realização dos eventos é replicado a qualquer parte do País.

Sempre Um Papo com Luiz Ruffato
Dia 06 de novembro, quarta-feira, às 19h30, no Sesc Piracicaba (R. Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba)
Informações: (19) 3437-9292 – www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367