fbpx

Sempre Um Papo e Sesc 24 de Maio recebem Maria Homem e Contardo Calligaris

12 de fevereiro de 2020

 

O Sempre Um Papo e o Sesc 24 de Maio abrem a programação do projeto 2020, recebendo os psicanalistas Maria Homem e Contardo Calligaris para o debate e lançamento do livro “Coisa de Menina? Uma Conversa Sobre Gênero, Sexualidade, Maternidade e Feminismo” (Ed. Papirus 7 Mares). A obra traz novos pontos de vistas sobre os temas. O evento será no dia 3 de março, terça-feira, às 19h30, no Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109, Centro (SP). A mediação será feita por Afonso Borges, gestor cultural e criador do Sempre Um Papo, projeto que existe há 34 anos.

 

Sobre o livro
 

As discussões sobre gênero parecem ter tomado o centro dos debates na atualidade. Entre elas, as questões que envolvem o feminino surgem com força e muita polêmica. Afinal, o que quer uma mulher? Essa famosa pergunta de Freud ecoou ao longo do século XX, quando várias ciências buscavam desbravar o enigma do “continente negro” feminino, em franca transformação. Ao enigma do feminino, podemos contrapor o enigma do desejo: de homens, mulheres, lésbicas, gays, trans, neutros e todo o cada vez mais vasto espectro da sexualidade humana. O que é e como se revela o desejo? Por que sobretudo a sexualidade e o corpo da mulher foram profundamente recalcados no Ocidente? Quais as bruxas que nos perturbam? A que vêm os feminismos e quais nossos impasses hoje? São esses temas que os psicanalistas Maria Homem e Contardo Calligaris analisam no livro “Coisa de Menina? Uma Conversa Sobre Gênero, Sexualidade, Maternidade e Feminismo”, com coragem, franqueza e discernimento. Num mundo que vê o pensamento cada vez mais polarizado, os autores buscam promover a livre reflexão para, assim, repensar o feminino.

 

Maria Homem é psicanalista, pesquisadora no Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e professora da Faap nas áreas de psicanálise, cinema, literatura e comunicação.

 

Contardo Calligaris, italiano radicado no Brasil, é psicanalista, escritor e dramaturgo. Tem diversos livros publicados e, desde 1999, é colunista semanal do jornal Folha de S. Paulo.

 

Serviço:
Sempre um Papo com Maria Homem e Contardo Calligaris
Dia 3 de março de 2020, terça-feira, às 19h30, no Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109, Centro (SP)
ENTRADA GRATUITA
Informações: (11) 3350-6300 – www.sempreumpapo.com.br

 

Informações para a imprensa:
31 992046367 / jozane@sempreumpapo.com.br