fbpx

Uma fotografia pode mudar a realidade?

9 de junho de 2020

 

A arte pode mudar uma realidade? Afonso Borges, em seu podcast Mondolivro, da Rádio BandNews BH, fala sobre esta comovente fotografia de Flávio Tavares, publicada no jornal “O Tempo”.  Fala da sua força e pergunta se ela tem força para alterar as coisas. Ouçam e preparem-se para uma supresa. Só teclar nas plataformas abaixo:

 

SoundCloud

Spotify

Apple Podcast

CastBox

 

Hoje eu vou falar de uma foto. Mas como pode ser isso?

A impressionante foto,  de autoria de Flávio Tavares,  foi publicada hoje no jornal “O Tempo” e clicada no dia 08 de maio. Mostra um sofredor de rua na Praça da Estação, em Belo Horizonte, tendo ao fundo o Museu de Artes e Ofícios, antiga estação ferroviária da cidade. A profundidade da foto faz com que o MAO, de certa forma, abrace a pessoa que dorme. No entanto, a forma com a qual a sua cabeça declina, sem travesseiro, sem um apoio, transmuta a sensação de desamparo na qual todos se irmanam, hoje, em tempos de pandemia.

A imagem do Flávio aumenta, em proporção impensável, a nossa responsabilidade perante os mais frágeis da sociedade. Aumenta em duplo sentido quando constatamos a incapacidade dos governos lidarem com os miseráveis. Acende a lanterna da solidariedade, ilumina o mais humano em nós, este instantâneo nos faz redobrar as forças para ajudar o outro, o próximo. E vamos a isso!