fbpx

A 18a. edição da “São Jorge de Rosas e Livros” vem com novidades

12 de abril de 2019

 

 

Afonso Borges fala, no Mondolivro, sobre a história da festa “São Jorge de Rosas e Livros”, realizada em Belo Horizonte há 18 anos. Tudo começou no extinto Centro Cultural Brasil-Espanha, dirigido, então, por Marisa Sanabria. Esta edição, em 23 de abril, vai acontecer na frente das livrarias “Quixote” e  “Ouvidor”, na chamada “Rua da Literatura”.

 

Ouça o podcast da Rádio BandNews Belo Horizonte clicando nas plataformas abaixo:

SoundCloud

Spotify

 

Texto, no site do Sempre um Papo:

 

“São Jorge de Rosas e Livros”, em BH,  comemora a 18a edição com muitas novidades no dia 23 de abril

 

Pelo 18o. ano, o “Sempre Um Papo” realiza a Festa “São Jorge de Rosas Livros” repleta de novidades: a primeira é indicação de Fernando Brant como Patrono da Festa – afinal, é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. A segunda é o local: vai se realizar  na rua Fernandes Tourinho, em frente às livrarias “Quixote” e “Ouvidor”, chamada de “Rua da Literatura”. A terceira é a presença de Júlia Tizumba no comando do “Tambor Mineiro”, pela primeira vez, no lugar de seu pai, Maurício Tizumba.

 

A Festa vai acontecer no dia 23 de abril, terça-feira, das 18h30 às 21h30. Como reza a tradição da Catalunha, rosas por São Jorge e livros por Cervantes ou seja, o público é convidado a trocar livros por rosas. Os livros doados serão distribuídos para as bibliotecas comunitárias ligadas ao projeto “Ler Convivendo”. A entrada é gratuita.

 

Em 23 de Abril, em 1616, morreram Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.  Por este motivo, o  23 de abril foi escolhido como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro). A data foi instituída  na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu em outubro de 1995. E comemora-se também, mundialmente, o Dia de São Jorge.

 

História da Festa em BH

 

O gestor cultural Afonso Borges esta festa para o Brasil há 18 anos, quando presenciou a celebração de rosas e livros em Barcelona. São Jorge é Padroeiro da Catalunha e, no dia 23 de abril, em 1616, morreu Miguel de Cervantes. Por isso, nesta data eles se presenteiam com livros, por Cervantes e rosas, por São Jorge. No início, realizou diversas edições no extinto Centro Cultural Brasil-Espanha, dirigido por Marisa Sanabria, em Belo Horizonte.