fbpx

A boa notícia: o Suplemento Literário de MG vai retornar em 2024, e turbinado

16 de dezembro de 2023

Na foto, a edição impressa com o poeta Adão Ventura na capa

O ano de 2024 começa com uma boa notícia para a literatura brasileira: o Secretário de Cultura de Minas Gerais, Leônidas Oliveira revelou, em uma reunião do Conselho de Cultura da ACMinas à qual foi convidado como palestrante, que o tradicional Suplemento Literário de Minas Gerais vai retornar em 2024, e turbinado. A reunião foi coordenada pelo presidente da ACMinas, o advogado e escritor José Anchieta,

Segundo Leônidas, um convênio feito com a Secretaria de Educação vai viabilizar, a partir de janeiro, o repasse no valor de 3 milhões de reais anuais que vai permitir não só a impressão, em papel, como a distribuição para todos os municípios mineiros. E pretende-se que esta medida seja permanente e anual.

Na reunião da ACMinas, Leônidas disse também que os números não editadas desde 2016 já foram reimpressos e serão enviados assim que o repasse acontecer. E mais: todas as edições do Suplemento fundado por Murilo Rubião em 1966 estão disponíveis em pdf no site da Biblioteca Pública de Minas Gerais no link abaixo:

https://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/suplemento-literario-2/

Breve Histórico do embaraço

Os problemas do SLMG começaram em 2016, quando o convênio com os Correios foi interrompido. Depois, a Imprensa Oficial onde, historicamente, o Suplemento foi sediado, foi fechada. Em seguida, uma série de entraves burocráticos, com o não renovação de um contrato com a empresa que diagramava o periódico, a aposentadoria de funcionários, falta de verbas e outras dificuldades legais praticamente paralisaram as atividades deste que é considerado a mais importante publicação literária do Brasil. No link acima, o escritor Jaime Prado Gouvêa, atual diretor e integrante histórico, conta em detalhes toda a história do jornal lançado por Murilo Rubião em setembro de 1966.