16 de abril de 2025
A escritora e atriz Bruna Lombardi é a convidada do Mondolivro Podcast desta quarta, 16/04. Ela falou, nesse bate-papo com o jornalista Afonso Borges, sobre a narrativa do livro “Filmes proibidos” e a identificação das novas gerações com a história. Além disso, Bruna compartilhou seu ponto de vista sobre temas como liberdade feminina, autenticidade, escrita criativa e experiências de leitura.
O romance “Filmes proibidos”, que Bruna Lombardi lançou originalmente na década de 1990, acaba de ser publicado em nova edição pela Editora Record. Ele apresenta a história de uma mulher de 30 anos que se apaixona perdidamente por um homem inconstante. A trama acompanha as angústias, esperanças, medos e alegrias da protagonista, que se sente perdida no cotidiano de uma cidade grande.
Bruna contou no podcast que a história do livro apresenta questões como liberdade, independência e autenticidade, que, para ela, sempre foram essenciais. “Acho que tudo que eu escrevi na vida reflete essa ideia de liberdade e busca lutar contra um sistema que reprime a mulher. (…) A liberdade é uma busca de qualquer indivíduo em qualquer circunstância, é um direito inalienável, o mais importante que a gente tem na vida”, disse.
Mesmo que o livro tenha sido publicado há 35 anos, Bruna conta que tem visto a identificação das novas gerações com a narrativa. “Eu acho que a história é atual, porque ela tem uma modernidade que está muito presente nas mulheres hoje. Eu percebo que as questões vividas pela protagonista – as angústias, inseguranças, o desejo, a paixão e o tesão – estão muito atuais, muito na boca de quem tem hoje seus 30 ou 40 anos”, afirmou a autora.
A conversa completa vai ao ar às 18h de quarta-feira, 9/04, no site da Rádio Alvorada FM.
Sobre o Mondolivro Podcast
O Mondolivro é a coluna de literatura do jornalista Afonso Borges na Rádio Alvorada FM, de Belo Horizonte. Nela, ele comenta sobre novidades do mercado editorial, dá dicas de livros, e conta curiosidades sobre autores e suas obras.
O Mondolivro vai ao ar de segunda a sexta, às 7h20 e 19h35, e pode também ser ouvido e baixado no site da rádio. Além disso, às quartas, é postado, no site da Rádio Alvorada, um podcast especial que apresenta entrevistas inéditas com escritores ou estudiosos da literatura, ou trechos de conversas gravadas promovidas pelo Sempre Um Papo.