Antônio Grassi conversa sobre “Palco e plateia: a arte do encontro” no Sesc Bauru

24 de setembro de 2026

Ator, diretor e gestor cultural participa do ciclo “Oito Eixos da Contemporaneidade”

O Sempre Um Papo 40 anos e o Sesc 80 anos realizam um encontro com o ator, diretor e gestor cultural Antônio Grassi no dia 21 de outubro, às 19h, no Sesc Bauru, que compõe o ciclo “Oito Eixos da Contemporaneidade”, com o tema “Palco e plateia: a arte do encontro”. O Sesc Bauru fica na Avenida Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia, Bauru. 

A entrada é gratuita, com retirada dos ingressos uma hora antes do evento. As vagas são limitadas e a classificação é de 16 anos. Os encontros anteriores estão disponíveis para serem assistidos aqui.

A conversa parte de uma característica fundamental do teatro: uma obra só se completa quando encontra o público. Diferentemente de outras formas de expressão artística, o espetáculo acontece diante do espectador e se modifica a partir dessa presença. Silêncios, risos, atenção e reação da plateia fazem parte de uma experiência que se constrói ao vivo.

Com uma trajetória de décadas como ator e diretor, Antônio Grassi conversa sobre essa relação entre quem está no palco e quem ocupa a plateia. O encontro aborda o trabalho do ator, a escuta, a improvisação e as mudanças que acontecem de uma apresentação para outra. Grassi também traz para a conversa sua experiência como gestor cultural, permitindo pensar o teatro não apenas a partir da cena, mas dos espaços e das políticas que tornam possível o encontro entre artistas e público.

Antônio Grassi é ator, diretor, produtor e gestor cultural. Mineiro de Belo Horizonte e formado em Ciências Sociais pela UFMG, construiu extensa carreira no teatro, cinema e televisão. Paralelamente à atividade artística, tornou-se um nome de referência na gestão cultural brasileira. Foi presidente da Funarte, secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Theatro Municipal do Rio e diretor-presidente do Instituto Inhotim. Atualmente, é diretor-presidente da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (CTMAR–MARÉ) e integra o Conselho Empresarial da Indústria Criativa da Firjan.

Oito Eixos da Contemporaneidade

Em 2026, o Sempre Um Papo celebra 40 anos de atuação ininterrupta na promoção do livro, da leitura e do diálogo, em parceria com o Sesc São Paulo, que completa 80 anos de história dedicados ao bem-estar, à cultura e à convivência social no Brasil.

O ciclo “Oito Eixos da Contemporaneidade” organiza sua programação a partir de temas que atravessam debates centrais do presente, articulando literatura, pensamento crítico e experiência social. Conheça os eixos:

  • Povos indígenas e o futuro da Terra: saberes ancestrais e cosmologias como referência para sustentabilidade e justiça climática;
  • A palavra e o tempo: escrevivência e resistência: escritas que emergem da memória, da oralidade e da experiência histórica;
  • Ciência, subjetividade e comunidade: diálogos entre conhecimento científico, saúde mental, tecnologia e vida cotidiana;
  • Democracia, bem-viver e cidadania: transformações das relações sociais e novas formas de participação coletiva;
  • Saúde, alimentação e cultura do cuidado: o cuidado como prática cultural e social;
  • Cultura e identidade: expressões artísticas como força de pertencimento;
  • Palco e plateia: a arte do encontro: a experiência do debate público e da mediação cultural;
  • Educação e o futuro do conhecimento: novas pedagogias, inclusão e formação de cidadãos críticos.

Realizado pelo Sesc São Paulo e pela AB Comunicação e Cultura, o projeto reafirma a literatura e o debate público como ferramentas de encontro, escuta e transformação social.

Agenda de setembro e outubro

28 de setembro – Sesc São Caetano: Jeferson Tenório

29 de setembro – Sesc Pinheiros: Jeferson Tenório e Rosana Paulino

1º de outubro – Sesc Piracicaba: Jeferson Tenório

20 de outubro de 2026 – Sesc Pinheiros: Denise Fraga e Antônio Grassi

21 de outubro de 2026 – Sesc Bauru: Antônio Grassi

22 de outubro de 2026 – Sesc Sesc Mogi das Cruzes: Antônio Grassi

Serviço

Sempre Um Papo 40 anos em parceria com o Sesc 80 anos

Palco e plateia: a arte do encontro

Dia: 21 de outubro de 2026

Horário: às 19h00

Local: Sesc Bauru – Avenida Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia

Entrada: Gratuita.

O post Antônio Grassi conversa sobre “Palco e plateia: a arte do encontro” no Sesc Bauru apareceu primeiro em Sempre um Papo | 2026 | Ano 40.