Auritha Tabajara e Geni Núnez participam do Sempre Um Papo no Sesc SP

26 de julho de 2023

O projeto “Sempre um Papo” e o Sesc SP apresentam uma série de encontros que reúne escritores e escritoras indígenas e artistas envolvidos com as lutas dos povos originários, para conversar sobre temas que convergem para uma visão mais ampla sobre cultura, natureza, ancestralidade e sustentabilidade, entre outros assuntos. 

Auritha Tabajara e Geni Núnez são as convidadas do Sempre Um Papo do dia 16 de agosto, que será realizado no Auditório do Sesc Vila Mariana, às 19h30. O tema que norteia a conversa é “Interculturalidade e Diálogo”, que abordará a questão do diálogo intercultural entre escritores indígenas e não indígenas como uma forma de construir pontes e promover a compreensão de diferentes contextos sociais.

Estes encontros valorizam a diversidade cultural, ao visibilizar os saberes e fazeres de povos indígenas, além de abordar os desafios e processos de fortalecimento cultural decorrentes da escolha de registrar seus conhecimentos por meio da escrita alfabética.

A literatura é, cada vez mais, um caminho possível para a expressão de outras formas de ser e estar no mundo, já que permitem que as cosmologias e os pensamentos indígenas circulem de forma ampliada entre diferentes gerações, etnias, regiões e países. A leitura desses livros revela a diversidade de vozes indígenas que ressoam no Brasil e, sobretudo, a importância delas serem escutadas para aprendermos a coexistir nessa Terra com seus incontáveis seres, humanos e não-humanos.

O Sempre Um Papo conta com a parceria do Sesc e é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Auritha Tabajara é contadora de histórias indígenas, atriz e compositora. Passou a se dedicar ao movimento indígena no início da década de 1980, tendo fundado, anos depois, a ONG Núcleo de Cultura Indígena. Participa ativamente da política brasileira no que tange às temáticas indígenas, tendo participado da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira, em 1988. Foi a primeira mulher indígena a publicar livros em cordel no Brasil. Seu livro “Magistério Indígena em Verso e Poesia” foi considerado como de leitura obrigatória nas escolas públicas pelo o Estado do Ceará. Suas obras, sempre em rima e em estilo cordel, falam sobre a história do povo Tabajara, a posição da mulher dentro das comunidades, o estilo de vida em uma grande cidade, entre tantos outros temas.

Geni Núñez é ativista indígena guaraní, psicóloga e escritora. Possui mestrado em Psicologia Social (UFSC) e doutorado no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC). É membro da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (ABIPSI), membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY).

Sempre um Papo – 37 anos, há 18 com o Sesc SP 

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do País, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal.  Em 37 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 18 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição. 

Serviço:

Sempre Um Papo com Auritha Tabajara e Geni Núnez
Dia 16 de agosto, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: Auditório do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana).
Informações: (11) 5080-3000 – www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br