fbpx

Conceição Evaristo e Marina Colasanti são destaques do penúltimo dia de Fliaraxá

31 de outubro de 2020

Os patronos do Fliaraxá, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto e os homenageados José Eduardo Agualusa e Conceição Evaristo são destaques deste sábado, dia 31. O penúltimo dia de programação do IX Fliaraxá contará ainda, com mesa sobre fazer cultura no modo pandemia e tecnologia e arte. Por fim, Afonso Borges e Raquel Alvarez conversam e exibem o curta “Olhos de Carvão”, inspirado em conto do livro homônimo do criador do Fliaraxá. 

Às 13h30 tem a mesa “Tecnologia e Arte” com os escritores Lisa Alves (Araxá) e Luciano Rodrigues (BH). A moderação é de Flávia Guerra. Logo em seguida, começa a programação nacional/internacional. Às 14h30 tem a mesa “Fazer Cultura no Modo Pandemia” com André Ruprecht,  Leandro Valiati e Afonso Borges.

Nélida Piñon e Marina Colasanti conversam com Simone Paulino, às 17h, sobre a patrona Clarice Lispector. No bate-papo Marina vai falar da relação de amizade que teve com a escritora, que completa o centenário em 2020. Além disso, vão fazer uma análise sobre a obra de Clarice e explicar o legado que a autora deixou para a literatura brasileira. Às 20h a homenageada Conceição Evaristo chega para conversa com Afonso Borges sobre literatura e atualidade. 

O conto “Na divisa, os olhos de carvão em Celeste”, que inspira o título do livro Olhos de Carvão, de Afonso Borges, ganha agora um curta-metragem. A direção, a adaptação, o roteiro e, por fim, a montagem são de Raquel Alvarez. No elenco, Joana Ribeiro e Odilon Esteves. Dessa forma, às 21h, haverá uma pré-estreia com transmissão ao vivo do curta, além de uma conversa com o escritor e com a cineasta.

SOBRE O FLIARAXÁ

O Fliaraxá foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural e diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo, Afonso Borges. As cinco primeiras edições aconteceram no pátio da Fundação Calmon Barreto e, a partir de 2017, o festival passou a ocupar o Tauá Grande Hotel de Araxá, patrimônio histórico do Estado de Minas Gerais, edificação construída em 1942. Naquela edição, nasceu também o “Fliaraxá Gastronomia”. Cerca de 140 mil pessoas passaram pelo festival. Mais de 400 autores participaram da programação.

IX FLIARAXÁ – FESTIVAL LITERÁRIO DE ARAXÁ – 28 DE OUTUBRO A 1.º DE NOVEMBRO DE 2020

Transmissão virtual 24 horas pelos canais:

 www.youtube.com/fliaraxá 

www.fliaraxa.com.br

Texto por Thiago Fonseca/Culturadoria

O post Conceição Evaristo e Marina Colasanti são destaques do penúltimo dia de Fliaraxá apareceu primeiro em IX Festival Literário de Araxá.