17 de janeiro de 2025
Nesta segunda-feira, 17/02, a pauta de Afonso Borges no Mondolivro é a obra “O quilombo de Manuel Congo”, primeiro livro escrito por Carlos Lacerda, quando ele tinha apenas 21 anos. Lacerda foi um jornalista e político popular nas décadas de 1950 e 60 no Brasil. Nascido no Rio de Janeiro em 1914, ele foi um grande opositor ao governo de Getúlio Vargas, e inclusive sofreu um atentado em 1954, por causa das suas posições políticas, ao qual ele sobreviveu.
Já na terça, o assunto é “A gata Penélope”, livro infantil escrito por Isa Colli. A obra, acompanhada por ilustrações de Juliana Romão e Rayan Casagrande, aborda a adoção responsável e o amor aos animais. Penélope é uma gata de rua esperta e curiosa que acaba sendo adotada por uma jornalista, e se torna sua companheira inseparável.
Na quarta, Borges comenta uma boa novidade: a editora Nova Fronteira começou o projeto de reedição da obra do escritor mineiro Oswaldo França Júnior, a começar pelo premiado “Jorge, um brasileiro”. O livro também vai ser o tema do podcast especial que vai ao ar na quarta, às 18h, no site da Rádio Alvorada FM.
O assunto de quinta é o mais novo livro de Marcelo Moutinho, escritor carioca que venceu o Prêmio Jabuti em 2022 na categoria Crônicas, com a obra “A lua na caixa d’água”. Ele lança agora o livro “O último dia da infância”, também de crônicas, que se voltam para temas como amadurecimento, mudanças, perdas e aprendizados.
Por fim, na sexta, Afonso indica um livro para gestores, consultores e líderes empresariais: “Os princípios das organizações vivas: um caminho para empresas humanizadas que geram resultados”, de Hélcio C. Padrão. Além de tratar de temas como estratégia, propósito e arquitetura organizacional, o livro também relaciona dinâmicas e políticas das organizações com a fisiologia humana e a mitologia.
-> Confira, a seguir, a agenda completa do Mondolivro nesta semana:
Segunda, 17/02: Carlos Lacerda e a nova edição de “O quilombo de Manuel Congo”
Terça, 18/02: Isa Colli lança “A gata Penélope”
Quarta, 19/02: Oswaldo França Júnior tem sua obra reeditada
Podcast quarta, 19/02: Escritores celebram nova edição de “Jorge, um brasileiro”
Quinta, 20/02: Marcelo Moutinho e “O último dia da infância”
Sexta, 21/02: Hélcio Padrão lança “Os princípios das organizações vivas”
Sobre o Mondolivro Podcast
O Mondolivro é a coluna de literatura do jornalista Afonso Borges na Rádio Alvorada FM, de Belo Horizonte. Nela, ele comenta sobre novidades do mercado editorial, dá dicas de livros, e conta curiosidades sobre autores e suas obras.
O Mondolivro vai ao ar de segunda a sexta, às 7h20 e 19h35, e pode também ser ouvido e baixado no site da rádio. Além disso, toda quarta-feira, é postado, no site, um podcast especial de 20min, que apresenta entrevistas inéditas com escritores, ou trechos de conversas ocorridas no programa Sempre Um Papo, ou ainda nos festivais literários Fliaraxá, Flitabira, Fliparacatu e Flipetrópolis – todos eles criados e geridos por Afonso Borges.
Sobre Afonso Borges
Afonso Borges é jornalista, escritor, gestor cultural e diretor da AB Comunicação e Cultura, especializada em produção e assessoria de comunicação a eventos culturais. É presidente da Associação Cultural Sempre um Papo e criou, em 1986, o projeto de incentivo à leitura Sempre Um Papo, e os festivais literários Fliaraxá (2012), Flitabira (2021), Fliparacatu (2023) e Flipetrópolis (2024).
É autor do livro de contos “Tardes Brancas” (Autêntica Editora); e do infantil “O Menino, o Assovio e a Encruzilhada” (Editora Nós). Atualmente, integra os Conselhos da ACMinas, do Instituto Terra e da SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura). Há 26 anos, ele fala na rádio o Podcast Mondolivro – atualmente, na Rádio Alvorada FM.