Edimilson de Almeida Pereira participa do Sempre Um Papo no Sesc Vila Mariana

5 de outubro de 2022

Edimilson de Almeida Pereira participa de bate-papo no Sesc Vila Mariana no dia 26 de outubro (Foto: Carlos Mendonça)

O Sempre Um Papo e o Sesc Vila Mariana recebem o escritor Edimilson de Almeida Pereira para autografar seus livros e debater o tema “Literatura, Utopia e Outras Histórias”, sob a mediação do jornalista Afonso Borges. A conversa acontece no dia 26 de outubro, quarta-feira, às 19h30, no Sesc Vila Mariana. O evento conta com entrada gratuita mediante apresentação do ingresso, que pode ser retirado no site do Sesc a partir do dia 18 de outubro e, presencialmente, a partir do dia 19.

Durante o Sempre Um Papo, Edimilson lança ainda quatro livros: “A vida não funciona como um relógio” (Ed. Quelônio), “Entre Orfe(x)u e Exunouveau: análise de uma estética de base afrodiaspórica na literatura brasileira” (Ed. Fósforo), “O som vertebrado” (Ed. José Olympio), “Diquixi: estudos para cabeças de Artur Timóteo da Costa” (Ed. Fósforo/ Luna Parque).

O Sempre Um Papo conta com a parceria do Sesc e é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Sobre o autor:

Nascido em 1963, em Juiz de Fora (MG), Edimilson de Almeida Pereira é poeta, ensaísta e professor de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Edimilson ganhou notoriedade em 2020, quando seu romance “Front” (Ed. Nós) rendeu a ele o Prêmio São Paulo de Literatura. Além disso, seu romance “O Ausente” (Ed. Relicário), publicado no mesmo ano, ficou em segundo lugar no Prêmio Oceanos, um dos mais importantes entre os países de língua portuguesa.

Ele é autor ainda de livros de poemas como “Dormundo” (Ed. D’Lira), “Árvore dos Arturos & outros poemas” (Ed. D’Lira), “Corpo imprevisto & margem dos nomes” (Ed. D’Lira), “Ô Lapassi & outros ritmos de ouvido” (Ed. UFMG), “Homeless” (Ed. Mazza); de livros infantojuvenis, como “O primeiro menino” (Franco Editora); “Os reizinhos de Congo” (Ed. Paulinas) e “O congado para crianças” (Ed. Mazza), além de dezenas de artigos e ensaios.

Ainda na UFJF, Edimilson graduou-se em Letras e tornou-se Especialista e Mestre em Ciência da Religião. Já na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele cursou o Mestrado em Literatura Portuguesa e é Doutor em Comunicação e Cultura pelo convênio UFRJ-UFJF. Em 2002, Edimilson concluiu seu pós-doutorado em Literatura Comparada na Universidade de Zurique, na Suíça.

Sempre um Papo – 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

Serviço: 

Sempre Um Papo com Edimilson de Almeida Pereira:

Dia 26 de outubro, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita, mediante a retirada de ingressos

Local: Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, SP).

Informações: (11) 5080-3000 – www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – 31 992046367