10 de janeiro de 2024
O projeto Sempre um Papo e o Sesc SP apresentam os escritores Cristino Wapichana e Denizia Cruz Kawany Fulkaxó, sob a mediação de Geni Núñez, para falar sobre temas tangentes à resistência e ao ativismo indígena no Brasil e no mundo.
O Sempre um Papo com Cristino Wapichana e Denizia Cruz Kawany Fulkaxó acontece no dia 24 de janeiro, quarta-feira, às 19h30, no Auditório do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria ou ou em sescsp.org.br/vilamariana.
Este evento integra uma série de encontros promovida pelo Sesc SP e Sempre um Papo, que reúne escritores indígenas, estudiosos e artistas envolvidos com as lutas dos povos originários para conversar sobre temas que convergem para uma visão mais ampla sobre cultura, natureza, ancestralidade e sustentabilidade, entre outros assuntos. Também participaram do projeto os ativistas e pesquisadores Txai Suruí, Timóteo Tupã Popyguá, Auritha Tabajara, os escritores Ailton Krenak e Márcia Kambeba, os antropólogos Eduardo Góes Neves e Francy Baniwa, o músico Lenine e a atriz Letícia Sabatella. Todos os eventos desta proposta do Sempre Um Papo e do Sesc Vila Mariana contam com propostas de acessibilidade, tanto presencial quanto virtualmente, e estão disponíveis integralmente nos canais do YouTube de ambas as instituições.
Cristino Wapichana é escritor, músico, compositor, cineasta e contador de histórias. Patrono da Cadeira 146 da Academia de Letras dos Professores (APL) da Cidade de São Paulo. É autor do livro A Boca da Noite, traduzido para o dinamarquês e sueco, este vencedor da Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan 2018, do International Board on Books for Young People (IBBY); Escritor brasileiro escolhido pela Seção IBBY Brasil para figurar a Lista de Honra do IBBY 2018: Prêmio FNLIJ 2017 nas categorias Criança e Melhor Ilustração; Prêmio Jabuti 2017; finalista do Prêmio Jabuti 2019. Selo White Revens – Biblioteca de Munique – 2017. Medalha da Paz – Mahatma Gandhi 2014. Livros selecionados para o clube de leitura da ONU 2021. Selo da Cátedra da Unesco – 2022.
Denizia Cruz Kawany Fulkaxó pertence ao povo Kariri-Xocó. É escritora, advogada (Tiradentes/UNIT-SE), professora do ensino fundamental I, pedagoga de anos iniciais. Pós- graduada em Desenvolvimento Infantojuvenil com Enfoque Psico-Educacional (Tiradentes/UNIT-SE), contadora de histórias, ativista em prol dos direitos indígenas no Brasil.
Geni Núñez é ativista indígena guaraní, psicóloga e escritora. Possui mestrado em Psicologia Social (UFSC) e doutorado no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC). É membro da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (ABIPSI), membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY).
Sempre um Papo – 37 anos, há 18 com o Sesc SP
Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do País, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 37 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 18 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição.
Afonso Borges é jornalista, escritor e gestor cultural. Criou, em 1986, o projeto “Sempre um Papo”; em 2012, o “Fliaraxá”, em 2021, o “Flitabira”, em 2023, o “Fliparacatu” e, em 2024, o “Flipetrópolis”. Tem 6 livros publicados, entre eles, o infantil “O Menino, o Assovio e a Encruzilhada” (Editora Nós) e contos, “Olhos de Carvão” (em breve, pela Autêntica). É curador do Cluster “Mondolivro”, onde reúne toda a sua produção intelectual e profissional. Atualmente, integra os Conselhos da ACMinas, do Instituto Terra e a vice-presidência da “SP Leituras” – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura -, sediada em São Paulo. Há 25 anos, fala o programa “Mondolivro”, diário, agora na Alvorada FM. Tem 3 filhas, Isabella, Mariana e Manuela e é casado com Iara.
Serviço:
Sempre Um Papo com Cristino Wapichana e Denízia Cruz Kawany Fulkaxó. Mediação: Geni Núñez.
Dia 24 de janeiro, quarta-feira, às 19h30.
Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria ou em sescsp.org.br/vilamariana
Local: Auditório do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana).
Informações: (11) 5080-3000 – www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br