fbpx

Exposição “Retratos do Aroeira” chega ao Museu Dona Beja

5 de novembro de 2020

Os Retratos do Aroeira já estão no Museu Dona Beja. Os 50 autores desenhados pelo cartunista serão distribuídos entre a Biblioteca Pública Municipal de Araxá, Biblioteca do UNIARAXÁ, Sesi Senai e para a Livraria Nobel, parceira local do evento. As peças fizeram parte da exposição organizada pelo Festival para celebrar a presença dos autores no Fliaraxá que, em 2020, foi realizado por meio de transmissões online. 

A ideia partiu do convite feito por Afonso Borges para o cartunista Renato Aroeira. A partir do desafio, o artista ilustrou rostos de autoras e autores convidados ao longo dos últimos nove anos do Fliaraxá. Inicialmente os 32 painéis, com 1,85 de altura, foram instalados nos corredores do Grande Hotel de Araxá. No dia 30 de outubro, foram levados durante o dia para o centro da cidade. 

Veja aqui como foi o processo criativo da exposição:

SOBRE O FLIARAXÁ

O Fliaraxá foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural e diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo, Afonso Borges. As cinco primeiras edições aconteceram no pátio da Fundação Calmon Barreto e, a partir de 2017, o festival passou a ocupar o Tauá Grande Hotel de Araxá, patrimônio histórico do Estado de Minas Gerais, edificação construída em 1942. Naquela edição, nasceu também o “Fliaraxá Gastronomia”. Cerca de 140 mil pessoas passaram pelo festival. Mais de 500 autores participaram da programação.

O post Exposição “Retratos do Aroeira” chega ao Museu Dona Beja apareceu primeiro em IX Festival Literário de Araxá.