fbpx

Filme baseado em livro de Afonso Borges estreia no Fliaraxá

16 de outubro de 2020

O conto “Na divisa, os olhos de carvão em Celeste”, que inspira o título do livro Olhos de Carvão, de Afonso Borges, ganha agora um curta-metragem. A direção, a adaptação, o roteiro e, por fim, a montagem são de Raquel Alvarez. No elenco, Joana Ribeiro e Odilon Esteves.

O resultado do trabalho o público poderá conferir em primeira mão na estreia no IX Fliaraxá. Dessa forma, na sexta-feira, dia 30 de outubro, às 21h, haverá uma pré-estreia com transmissão ao vivo do curta, além de uma conversa com o escritor e com a cineasta. Esta é a primeira vez que uma obra de Afonso Borges ganha versão para o cinema.  

Em síntese, Olhos de Carvão mostra os delírios da personagem Celeste (Joana Ribeiro) pelas ruas de Belo Horizonte. No meio das místicas pinturas eclesiais da Igreja de São José, mora Olhos (Odilon Esteves), que persegue a mulher pela cidade. A história de como o filme nasceu é curiosa. A ideia inicial era a de fazer um book trailer para a trama. Mas, à medida que Raquel e Afonso conversavam sobre a criação, foram entendendo que o roteiro pedia algo mais robusto. Assim nasceu a versão audiovisual para o conto. 

“Como mulher, acabei sentindo muito o que a personagem sentia”, conta Raquel. O processo de criação fez com que tanto a cineasta quanto o autor mergulhassem de outra maneira na trama. “Viramos a Celeste, e ela virou um pouco de cada um de nós”, completa a diretora. Segundo ela, o curta Olhos de Carvão não pretende ser um grande exemplar do gênero de terror ou de suspense. “Acabou sendo um retrato por dentro de uma personagem da qual a gente aprendeu a fazer parte da vida, e ela também da nossa”, diz.

 

Currículos

Afonso Borges é escritor, gestor cultural e jornalista. Criador do projeto Sempre Um Papo e do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá. Escreve um blog no portal O Globo. Tem oito livros publicados, três são de poemas. Já Raquel Alvarez é publicitária e jornalista. Há 21 trabalha com produção audiovisual diversa.

O post Filme baseado em livro de Afonso Borges estreia no Fliaraxá apareceu primeiro em IX Festival Literário de Araxá.