fbpx

Gonçalo M Tavares indica três livros que você deve ler

20 de outubro de 2020

Escritor e professor português, Gonçalo M. Tavares é uma das atrações do IX Fliaraxá. Ele participa do evento no dia 29 de outubro, às 18h, no debate “Que gênero é: conto”. Estão também na empreitada os escritores Sérgio Rodrigues e Luiz Ruffato.

O primeiro trabalho do escritor foi publicado em 2001. No acervo de obras, carrega livros que deram origem a peças de teatro, objetos artísticos, vídeos de arte, ópera, etc. “Jerusalém”, por exemplo,  foi incluído na edição europeia de “1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos”. Além disso, já recebeu diversos prêmios, como o Literário José Saramago, em 2005.

A literatura e a leitura sempre estiveram na vida do autor. Ele indica três livros que você deve ler. 

Cartas a Lucílio, de Sêneca

Este é um livro que, segundo Gonçalo, mostra a importância do historicismo e da tranquilidade. Cartas a Lucílio é uma obra que reúne 124 cartas escritas por Sêneca no fim da vida. Elas têm como remetente Lucílio, o então Governador Romano da Sicília.

Crime e Castigo, de Dostoiévski

O romance é escrito pelo escritor russo Dostoiévski. Em síntese, conta a história de um jovem estudante que realiza um assassinato e tenta levar a vida após o crime. Trama que passa por diversos assuntos, como religião, existencialismo, socialismo e niilismo. A obra é de 1866. O autor português indica, pois, segundo ele, é uma espécie de tratado sobre a culpa e os fantasmas da culpa. “Há um antes e depois da leitura deste livro”, afirma. 

Os Lusíadas, de Camões

Do escritor português Luís Vaz de Camões, o livro é uma obra de poesia épica, da epopeia portuguesa. Foi publicada em 1572. Em resumo, o título é composto por dez cantos. A história central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama. Além disso, descreve outras histórias de Portugal. Segundo Gonçalo, “esta é uma escolha deste momento, pois Os Lusíadas é uma referência sonora do português cantado em Portugal. Um tratamento da língua como poucas vezes foi feito”.

IX FLIARAXÁ  FESTIVAL LITERÁRIO DE ARAXÁ  28 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 2020

Transmissão virtual 24 horas pelo site e YouTube

 www.youtube.com/fliaraxá 

Informações: www.fliaraxa.com.br

O post Gonçalo M Tavares indica três livros que você deve ler apareceu primeiro em IX Festival Literário de Araxá.