Lira Neto lança biografia de Oswald de Andrade no Sempre Um Papo

11 de março de 2025

Lira Neto é o convidado do Sempre Um Papo na Biblioteca Pública Estadual, dia 31/03 (Foto: Renato Parada)

O escritor e jornalista Lira Neto participa do Sempre Um Papo em Belo Horizonte para lançar a biografia “Oswald de Andrade: Mau selvagem”. O evento acontece no dia 31 de março, segunda-feira, às 19h30, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, e tem entrada gratuita. A conversa será mediada pelo criador e presidente do Sempre Um Papo, o jornalista Afonso Borges. Depois do bate-papo, Lira segue para uma sessão de autógrafos.

Sobre o livro “Oswald de Andrade: Mau selvagem”

Nesta biografia de aproximadamente 530 páginas, Lira Neto traça o perfil de uma das personalidades mais contraditórias da literatura brasileira. Escrito no característico estilo cinematográfico do autor, o livro é amparado em farto acervo documental e apresenta Oswald de Andrade em sua verve sarcástica, lírica e demolidora.

A obra explora as várias contradições da personalidade do polêmico biografado. Um dos mais destacados escritores do Modernismo, autor de romances experimentais e poemas revolucionários, Oswald exibia comportamento ao mesmo tempo febril e sentimental, amoroso e explosivo. Pensador vigoroso, usava a violência verbal e o sarcasmo como armas contra o conformismo intelectual. Era, acima de tudo, um personagem de si mesmo.

Intérprete do Brasil, jornalista combativo, Oswald de Andrade propôs uma crítica feroz ao patriarcado e antecipou premissas do que hoje se costuma definir como decolonialidade. À placidez do “bom selvagem”, contrapôs a ferocidade criativa e carnavalizante. Incompreendido, terminou pobre e quase anônimo. Apenas depois de sua morte o país recuperaria o legado contestador de Oswald de Andrade, fonte para manifestações artísticas futuras, como a Poesia Concreta, o Teatro Oficina e a Tropicália.

Ouça aqui ao comentário de Afonso Borges em sua coluna do Mondolivro, Rádio Alvorada FM, sobre a biografia “Oswald de Andrade: Mau selvagem”.

Lira Neto nasceu em Fortaleza, em 1963. Jornalista e escritor, ganhou o prêmio Jabuti em quatro ocasiões. É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutorando em Discursos: Cultura, História e Sociedade, pela Universidade de Coimbra. É autor de várias outras biografias como “Castello: a marcha para a ditadura” (2004); “Maysa” (2007); “Padre Cícero” (2009), a trilogia “Getúlio” (2012-4). É autor ainda de títulos como “Uma história do samba” (2017) e “A arte da biografia” (2022).

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é patrocinado pela Emgea, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Lira Neto
Dia 31 de março, segunda-feira, 19h30
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br