4 de fevereiro de 2025
A escritora Madu Brandão é a convidada do Sempre Um Papo Virtual para participar de uma conversa sobre seu livro mais recente “Lua Preta”, com mediação de Gabriel Pinheiro. O bate papo com a autora será transmitido no canal do YouTube do Sempre Um Papo, com estreia no dia 17 de fevereiro, segunda-feira, às 19h30.
Em “Lua Preta”, um conto maiúsculo e impactante, Madu retoma o papel de professora, aquela que descortina novos horizontes aos alunos, e, com pleno domínio do ofício de escritora, nos legou uma obra indelével, emocionante, que pode ser lida e deve ser lida por estudantes e professores de todo o Brasil. “Lua Preta” é uma narrativa curta, realista e emocionante; ensina que é preciso desromantizar o corriqueiro. Trata-se de um conto ambientado em uma Belo Horizonte ao mesmo tempo atemporal e de nossos dias. Em um passeio com a turma da escola, da decepção à consciência de si, o protagonista Tom Zé é a expressão da brasilidade, do sincretismo, da revolução ética em um mundo aético. O cenário se desdobra na cidade histórica de Ouro Preto, como a dizer que o enredo se veste de atualidade, mas está embebido das raízes da constituição das Minas Gerais. “Lua Preta” conta com ilustrações pertinentes e adequadas à narrativa realista, sensível e emocionante sobre bullying, racismo e gordofobia, desenvolvidas por Duds Ilustras.
Maria do Carmo Brandão, carinhosamente chamada de Madu Brandão, é professora aposentada e trabalha com literatura, artes e revisão de texto. Tem cerca de 30 livros publicados. Participa do livro “Micros-Beagá”, publicado na Pangeia Editorial, e o livro “Lua Preta” sai nas Edições Saruê, selo para jovens leitores. Madu Brandão escreve há décadas, desde o boom da literatura infantojuvenil que tomou conta de Belo Horizonte, nos idos de 1970. Com vários títulos publicados, participa também de antologias poéticas e de contos, para adultos.
Duds Ilustras (Eduarda de Oliveira) é artista, educadora, escritora, capista e ilustradora de livros. Sua arte reflete sua paixão pela educação, crianças, cores e cultura pop. Em 2022, escreveu e ilustrou o livro infantil “Estela e a estrelinha que não brilhava”, que aborda a temática de saúde mental. Além de Estela, trabalhou como ilustradora dos livros: “Ontem, Agora, Nunca” (Carlos Rodrigues Brandão), “Lua Preta” (Madu Brandão), “Eu e minhes amigues autistas” (Fla Bonafé), “As baleias” (Renata R. Carpanetti), “Paulo Freire, toma um cafezin com nóis?” (Organizado por Nima Spigolon). Desde 2023 participa do Conselho de Cultura Municipal de Nova Odessa, onde atualmente ocupa a cadeira de Artes Literárias. Em 2024, foi uma das três vencedoras do concurso nacional de arte digital promovido pela marca “Intimus”, com sua obra “Corpos que podem tudo”.
Sempre Um Papo
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
O Sempre Um Papo é patrocinado pela Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Serviço:
Sempre Um Papo Virtual recebe Madu Brandão
Dia 17 de fevereiro, segunda-feira, 19h30
Transmissão on-line, no YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br