15 de outubro de 2024
Lançamento de obra que apresenta segredos da realeza durante o período do Brasil Imperial acontece dia 22/10, na Biblioteca Pública
O Sempre Um Papo recebe a historiadora e escritora Mary del Priore no dia 22 de outubro, terça-feira. O bate-papo, que terá mediação de Jozane Faleiro, será realizado a partir das 19h30 na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21). A conversa tem como tema central a publicação mais recente da escritora, a obra “Segredos de uma família imperial”. A entrada é gratuita, com viabilização por meio do patrocínio da Cemig e Emgea, via Lei de Incentivo à Cultura do MinC, a Lei Rouanet.
A tranquilidade do cotidiano da Princesa Isabel foi quebrada em um novembro seco, sem chuvas, no que “se deu a maior infelicidade de nossa vida”, como registrou a princesa. Especificamente no 15 de novembro de 1889, que marcou a revolução republicana, a Independência de um povo que agora rejeitava sua monarquia e os encaminhava para um exílio forçado.
Exílio, desterro, deportação. Palavras diferentes que representavam o mesmo destino para a família imperial, por mais que não constem em seus documentos oficiais. Historiadores ensinam que os determinismos sociais, os custos da mobilidade social, o peso de fatos passados e, sobretudo, a condição de destronados construíram suas biografias. E, na mudança radical de um Império pobre e antiquado para uma República rica e moderna, tais tensões oscilaram entre continuidade e transformação.
Em Segredos de uma família imperial, Mary del Priore mergulha na trajetória íntima e pública dos Orléans e Bragança após a Proclamação da República nos anos de exílio na Europa. Mary del Priore explora a história de perto, entre os relatos e registros oficiais, em busca da representação dessa família como realmente eram. O que os tornava humanos para além do que os tornava realeza ante os dilemas de uma Monarquia em declínio.
Mary del Priore é historiadora, pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e autora de mais de cinquenta livros de História do Brasil. Lecionou na FFLCH/USP, na PUC/RJ e na Universidade Salgado de Oliveira. Com mais de vinte prêmios literários nacionais e internacionais, entre os quais três Jabutis, apresenta um programa na rádio CBN, Rios de História, colabora com jornais e revistas acadêmicos e não acadêmicos e é sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, entre tantos outros. Presta consultoria para consagrados diretores de cinema como Daniela Thomas, Beto Amaral e Estevão Ciavatta, e vem colaborando com documentários realizados para a televisão brasileira com enfoque em história.
O Sempre Um Papo é viabilizado por meio do patrocínio da Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais S.A, e da Emgea, Empresa Gestora de Ativos S.A, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
Sempre Um Papo
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Mary del Priore
Dia 22 de outubro, terça-feira, 19h30
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br