5 de novembro de 2025
Novos livros de cinco mulheres são o tema do Mondolivro, da Alvorada FM, em função do Dia da Consciência Negra
Em torno do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Mondolivro, da Alvorada FM – 94,9 MHz, apresenta uma série especial dedicada a livros novos de cinco mulheres negras que reafirmam a força e a diversidade da literatura brasileira contemporânea: Luana Tolentino, Elayne Telés, Leda Maria Martins, Maíra Baldaia e Eliana Alves Cruz. O Mondolivro é apresentado por Afonso Borges há 27 anos.
De 17 a 21 de novembro, o programa destaca autoras que abordam temas como ancestralidade, educação, identidade, arte e resistência — reafirmando a literatura como espaço de voz, memória e transformação.
Na segunda-feira, 17/11, Afonso Borges abre a série falando sobre a educadora Luana Tolentino e seu “Mamãe aprendeu a ler” (Mazza Edições), livro infantil inspirado na história real de sua mãe, que se alfabetizou aos 70 anos — uma homenagem à educação e ao poder libertador da palavra.
Na terça, 18/11, a coluna é sobre Elayne Telés e “Escada sem degraus: Escrevivências de uma Negra Mulher Periférica” (Yby Editora), obra que transforma experiência e resistência em literatura.
Na quarta, 19/11, a pauta é Leda Maria Martins e seu livro “A fina lâmina da palavra” (Cobogó), reunião de ensaios sobre literatura, teatro e arte negra.
No mesmo dia, às 18h, o Mondolivro Podcast traz Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Ignácio de Loyola Brandão e Sérgio Abranches em uma conversa especial sobre literatura e encruzilhadas contemporâneas.
No dia 20/11, Dia da Consciência Negra, o assunto é a multiartista Maíra Baldaia e seu livro de estreia, “A mulher e as águas do tempo”, obra que une poesia, dramaturgia e ancestralidade feminina.
E, na sexta, 21/11, Afonso Borges encerra a série falando sobre a escritora Eliana Alves Cruz e seu romance “Meridiana” (Companhia das Letras), que retrata a ascensão social de uma família negra e as permanências do racismo estrutural.
O Mondolivro vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h20 e às 19h30, na Alvorada FM – 94,9 MHz, com apresentação e produção de Afonso Borges. Há 27 anos ininterruptos no ar, o Mondolivro é um dos programas mais longevos do rádio brasileiro dedicados à literatura — um espaço diário de celebração do livro e de formação de leitores.
Afonso Borges é jornalista, escritor e gestor cultural. Criou, em 1986, o projeto Sempre um Papo; em 2012, o Fliaraxá, em 2021, o Flitabira, em 2023, o Fliparacatu e, em 2024, o Flipetrópolis. Tem 6 livros publicados, entre eles, o livro de contos Tardes Brancas (Editora Autêntica, 2024) e o infantil “O Menino, o Assovio e a Encruzilhada” (Editora Nós, 2022). Atualmente integra o Conselho de Administração da Organização Social “SP Leituras” – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, além dos Conselhos da ACMinas e do Instituto Terra. É presidente da OSCIP “Planetapontocom”.
Mondolivro – 27 anos no ar. Todos os dias, literatura.
📻 Alvorada FM – 94,9 MHz | Belo Horizonte
Apresentação e produção: Afonso Borges
www.alvoradafm.com.br | www.mondolivro.com.br