O escritor e jornalista José Castello participa do Mondolivro Podcast

18 de março de 2025

O escritor, jornalista e crítico literário carioca José Castello é o convidado do Mondolivro Podcast desta quarta, 19/03. Nascido no Rio de Janeiro, José é autor de livros como a biografia “Vinícius de Moraes: o poeta da paixão”, o romance “Ribamar” e “Inventário das Sombras”, livro de ensaio sobre a obra de Hilda Hilst. Nesse bate-papo com o jornalista Afonso Borges, Castello falou sobre os três livros que pretende lançar em breve; sobre a aversão que ele tomou pela escrita de biografias; sobre como ele tem lidado com suas limitações de saúde, entre outros assuntos.

A única biografia escrita por José Castello, “Vinicius de Moraes: o poeta da paixão”, lançada em 1994, recebeu, no ano seguinte, o prestigioso Prêmio Jabuti. Apesar da boa acolhida pela crítica e leitores, Castello contou, no Mondolivro Podcast, que não teve mais vontade de escrever biografias. “Mesmo quando eu terminei essa, quando eu não tinha nem 45 anos, eu já sabia que não faria uma nova biografia. É um trabalho insano (…), fiz tantas entrevistas de modos diferentes, pesquisei em muitos arquivos detalhadamente, li muita coisa. É um trabalho que eu acho que é para ser feito por uma equipe”, disse.

Ao longo dos anos, no entanto, José se dedicou à escrita ficcional, o que lhe rendeu outros prêmios. “Ribamar” venceu o Prêmio Jabuti de Romance em 2011, e o livro “Dentro de mim ninguém entra” foi o ganhador do Prêmio Jabuti em 2017, na categoria Juvenil. No podcast, o autor revelou que tem três livros prontos para publicar, já entregues a editoras: uma novela intitulada “Devastação”; uma reunião de crônicas intitulada “Histórias miseráveis”; e o romance “O jardim das amoreiras”.

Castello contou ainda sobre suas limitações de saúde, já que ele lida há anos com insuficiência renal. O escritor contou que aproveita o tempo das sessões de hemodiálise para se dedicar à leitura. “Tenho lido os russos, os japoneses; fico lendo ensaios sobre psicanálise, lendo poesia. Agora mesmo estou lendo ‘Uma Viagem à Índia’, um poema longuíssimo do Gonçalo Tavares, que tem quase 500 páginas, e é uma maravilha”.

Nascido no Rio de Janeiro em 1951, José Castello formou-se em Jornalismo e construiu uma carreira sólida como colunista e repórter em importantes veículos de comunicação do país, como o jornal O Globo e a revista IstoÉ. Atualmente, ele é colunista do jornal Rascunho, de Curitiba, e do suplemento Pernambuco, de Recife.

A conversa completa vai ao ar às 18h de quarta-feira, 19/03, no site da Rádio Alvorada FM.

Sobre o Mondolivro Podcast

O Mondolivro é a coluna de literatura do jornalista Afonso Borges na Rádio Alvorada FM, de Belo Horizonte. Nela, ele comenta sobre novidades do mercado editorial, dá dicas de livros, e conta curiosidades sobre autores e suas obras.

O Mondolivro vai ao ar de segunda a sexta, às 7h20 e 19h35, e pode também ser ouvido e baixado no site da rádio. Além disso, às quartas, é postado, no site da Rádio Alvorada, um podcast especial que apresenta entrevistas inéditas com escritores ou estudiosos da literatura, ou trechos de conversas gravadas promovidas pelo Sempre Um Papo.