fbpx

“Poesia e Dança” no #SempreUmPapoEmCasa

15 de julho de 2020

A diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato e bailarina, Suely Machado, e a bailarina e coreógrafa de dança contemporânea, Marcela Rosa, são as convidadas de Afonso Borges em mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube e Facebook do Projeto. O encontro vai acontecer no dia 12 de agosto, quarta-feira, às 19h, com o tema “Poesia e Dança” e Marcela Rosa apresentará uma performance de dança.

O tema do evento “Poesia e Dança” vem em consonância com o trabalho artístico desenvolvido pelo Grupo de dança Primeiro Ato, que tem os poetas e a poesia como inspiração e mote para a criação de suas obras. Entre eles estão Drumond e Hilda Hilst. Nas palavras de Suely Machado, “entrar no universo drummondiano é como descer às entranhas abertas do amor, onde a sofisticação é a simples existência, onde o contido gera explosão e, com Hilda, é mergulhar no amor que se regozija na própria existência, tendo a obstinação como impulso”.

Esta sequência de encontros virtuais chamada de #SempreUmPapoEmCasa é patrocinada pela Cemig com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Suely Machado é artista, bailarina, professora, coreógrafa, encenadora, Diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato, de performances, do Primeiro Ato Centro de Dança e dos Projetos Artísticos Socias: “Venha ser meu Par” e “Dançando na Escola”. Ministra a “Oficina do Gesto, Identidade e autonomia no movimento”, para dançarinos, atores, performer, músicos e pessoas de outras profissões que querem dançar. Voltou aos palcos depois de 20 anos de direção, nos espetáculos: “Três Luas” e “Terreiro” uma parceira com os integrantes do Grupo de Dança Primeiro Ato, o bailarino João Paulo Gross e a cantora Titane. Atuou como Conselheira do Festival de Dança de Joinville durante os anos de 2010, 2011 e 2012. Formada em Psicologia pela PUC Minas com especialização em Coreoterapia e Curso de extensão “Pedagogia do Movimento para o Ensino da Dança” na Faculdade de Belas Artes da UFMG. Possui cinco artigos escritos em livros de dança. Membro do Fórum de Dança de BH. Atua há 40 anos no mercado da dança, tendo recebido a Comenda de Mérito Artístico pela Câmera Municipal de Belo Horizonte e a Comenda de Mérito Artístico pelo extinto Ministério da Cultura. Júri Técnico do quadro “Dança dos Famosos” do programa Domingão do Faustão da Rede Globo. Atualmente, oferece Curso de Dança on Line, para mulheres de variadas profissões que querem praticar ou aprender a dançar, intitulado “Dança ainda sem nome”.

Marcela Rosa é mineira, viveu sua infância em Ipatinga e mudou-se para Belo Horizonte aos 11 anos. Criada em uma família na qual a música, poesia, a dança e o humor sempre foram a tônica dos encontros, relacionamentos e aprendizados. Sua formação em dança se deu a partir dos 18 anos quando entrou para as aulas de dança moderna, clássica e interpretação teatral no Centro de dança Primeiro Ato. Na faculdade, iniciou os estudos em Psicologia (1985) e Arquitetura (1988) na UFMG. Bailarina profissional, integra o Grupo de Dança Primeiro Ato desde 1988, onde sempre teve a oportunidade de trabalhar com diversos artistas da dança, do teatro, da música, das artes plásticas do Brasil e do mundo, em processos colaborativos de criação. Além de bailarina, também atua na assistência de direção artística, elaboração de projetos, produção e coordenação técnica do grupo. Professora, coreógrafa de dança contemporânea e coordenadora pedagógica se dedica ao estudo da criação e à formação em dança.

#SempreUmPapoEmCasa com Suely Machado e Marcela Rosa
Dia 12 de agosto, quarta-feira, às 19h, no Youtube e Facebook do Sempre um Papo
Link Youtube: https://bit.ly/2X8C3eU
Acesso também pelo Facebook: @sempreumpapo
Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367