fbpx

Sempre Um Papo Itabira recebe Humberto Werneck

23 de setembro de 2021

No dia 9 de outubro, sábado, data em que a cidade de Itabira completa 173 anos, o escritor e jornalista Humberto Werneck participa do Sempre Um Papo para falar sobre o processo de produção da biografia de Carlos Drummond de Andrade. O programa será transmitido às 19h pelo YouTube, Facebook e Instagram do projeto, com acesso gratuito e tradução em Libras.

Segundo Werneck, um dos maiores desafios em escrever uma biografia de Drummond é o fato de que ele levou uma vida pacata, sem acontecimentos extraordinários. Tendo se encontrado com o poeta em 1985 para entrevistá-lo, Humberto afirma que Drummond, apesar de acolhedor e receptivo, era bastante discreto e não se fazia notar.

Sobre a biografia

Humberto Werneck está escrevendo, desde 2016, uma biografia sobre o escritor itabirano Carlos Drummond de Andrade, considerado um dos mais importantes poetas brasileiros do século XX. O livro, ainda sem data de lançamento, será publicado pela editora Companhia das Letras.

Na biografia “O Desatino Da Rapaziada: Jornalistas E Escritores Em Minas Gerais”, publicado em 1992, Werneck já havia capturado momentos da trajetória de Drummond, assim como de outros autores, como Fernando Sabino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos. O livro apresenta importantes publicações do cenário literário e jornalístico mineiro entre 1920 e 1970.

Humberto Werneck nasceu em Belo Horizonte, em 1945.Iniciou sua carreira como jornalista no Suplemento Literário do Minas Gerais e já trabalhou em veículos como o Jornal da Tarde, Veja, Jornal da República, Isto É, Jornal do Brasil e Elle. É autor de livros como “O Santo Sujo: A Vida De Jayme Ovalle”, de 2008, que é uma biografia do compositor paraense; e “Sonhos Rebobinados”, de 2014, que traz histórias de sua juventude. Sua publicação mais recente é o livro de crônicas “O Espalhador De Passarinhos” (Arquipélago), lançado em junho de 2021.

Sempre um Papo – 35 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do País. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados da Federação, além do Distrito Federal, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Durante a pandemia, os encontros ocorrem em formato virtual. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Com o tempo, vieram outros projetos e iniciativas que visam o incentivo à leitura, incluindo o Fliaraxá – Festival Literário de Araxá, que chega à décima edição em 2021 e o Flitabira – Festival Literário de Itabira, que tem sua primeira edição neste ano, de 27 a 31 de outubro.

O Sempre Um Papo Itabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. 

Sempre Um Papo Itabira com Humberto Werneck

Dia 9 de outubro, sábado, às 19h

Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367