fbpx

Sempre Um Papo recebe Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz

16 de abril de 2021

O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto, recebendo Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz para o lançamento do livro “Enciclopédia Negra” (Companhia das Letras).  Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com mediação de Afonso Borges. O encontro será no dia 27 de abril, terça-feira, às 19h, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do turismo.

Enciclopédia Negra” (Companhia das Letras)

A história do Brasil, da colonização aos dias atuais, é recontada por Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz a fim de restabelecer o protagonismo negro. De Abdias do Nascimento a Zeferina e Zumbi dos Palmares, 416 verbetes biográficos que encenam um reencontro do Brasil com a memória singular, multifacetada e profundamente silenciada de milhões de pessoas negras.

São profissionais liberais; mães que lutaram pela alforria da família; ativistas e revolucionários; curandeiros e médicos; líderes religiosos que reinventaram outras Áfricas no Brasil, pessoas cujas feições foram apagadas pela história. Por isso, a enciclopédia reúne retratos inspirados pelos verbetes criados por 36 artistas negros, negras e negres. 

Em um momento de produção e disseminação errática de informações, a obra é um repositório seguro de experiências individuais e coletivas às quais é possível recorrer em busca de inspiração e orientação.

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular no Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton. É autora de, entre outros livros, O espetáculo das raças (1993), As barbas do imperador (1998, prêmio Jabuti de Livro do Ano), Brasil: Uma biografia (com Heloisa Murgel Starling, 2015) e Lima Barreto: Triste visionário (2017, prêmio Jabuti de Biografia).

Flávio Dos Santos Gomes é historiador e professor da UFRJ. Dentre outros livros, escreveu A hidra e os pântanos (2006), O alufá Rufino (2011), em coautoria com João José Reis e Marcus J. M. de Carvalho) e organizou, juntamente com Lilia Moritz Schwarcz, o Dicionário da escravidão e liberdade (2018). 

Jaime Lauriano é artista visual. Com diversas exposições individuais no Brasil e no exterior, concebeu uma obra especial para a sobrecapa do Dicionário da escravidão e Liberdade (2018), organizado por Lilia M. Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes.

#SempreUmPapoEmCasa com Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz

Dia 27 de abril, terça-feira, às 19h

Local: Youtube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367