fbpx

Sempre Um Papo recebe Itamar Vieira Junior

5 de julho de 2021

O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, recebendo, no dia 21 de julho, quarta-feira, às 19h, o escritor Itamar Vieira Junior, um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea. A conversa integra a programação da 10° edição da Festa Portuguesa de Belo Horizonte, realizada pela Câmara Portuguesa em Minas Gerais, com correalização do Consulado de Portugal, Centro da Comunidade Luso Brasileira (CCLB). O autor vai falar com Afonso Borges sobre o livro “Doramar Ou A Odisseia: Histórias” (Todavia), publicado em junho deste ano. Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com acesso gratuito e transmissão pelo YouTube, Instagram e Facebook do projeto.

O Sempre Um Papo, que completa 35 anos de realização em 2021, é viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

“Doramar Ou A Odisseia: Histórias” (Todavia)

Publicado em junho de 2021, este é o terceiro livro de contos do autor. A obra reúne doze histórias que abordam questões sociais brasileiras e retratam a multiplicidade cultural que forma o país. Dentre os contos, sete já haviam sido publicados anteriormente no livro “A Oração Do Carrasco” (Mondrongo), de 2017, que foi finalista do Prêmio Jabuti em 2018, e o restante foi escrito após a publicação de “Torto Arado” (Todavia), em 2019.

Algumas narrativas falam sobre personagens femininas enfrentando dificuldades e situações hostis, enquanto outras evidenciam o passado escravocrata do país, a cultura afro-brasileira e as raízes indígenas. No decorrer delas, é notável a presença de personagens que desafiam os limites que lhes foram impostos, abraçando a existência em sua plenitude.

Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, em 1979.Passou a ocupar um lugar de destaque na literatura brasileira contemporânea com seu romance “Torto Arado”, publicado em 2019 e vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti. Também publicou os livros de contos “Dias”, em 2012, e “A Oração Do Carrasco”, em 2017, além de outros textos ficcionais em publicações nacionais e estrangeiras. Além de escritor, é geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

#SempreUmPapoEmCasa com Itamar Vieira Junior

Dia 21 de julho, quarta-feira, às 19h

Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa: Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367