26 de julho de 2023
O projeto “Sempre um Papo” e o Sesc SP apresentam uma série de encontros que reúne escritores e escritoras indígenas e artistas envolvidos com as lutas dos povos originários, para conversar sobre temas que convergem para uma visão mais ampla sobre cultura, natureza, ancestralidade e sustentabilidade, entre outros assuntos.
Letícia Sabatella e Trudruá Dorrico são as convidadas do Sempre Um Papo do dia 16 de agosto, que será realizado no Auditório do Sesc Vila Mariana, às 19h30. “Paralelos entre a comunicação oral e a teatral” é o cerne dessa conversa, que abordará os aspectos que unem e distanciam a oralidade tradicional inerente às culturas indígenas e a oralidade presente nas expressões teatrais.
Estes encontros valorizam a diversidade cultural, ao visibilizar os saberes e fazeres de povos indígenas, além de abordar os desafios e processos de fortalecimento cultural decorrentes da escolha de registrar seus conhecimentos por meio da escrita alfabética.
A literatura é, cada vez mais, um caminho possível para a expressão de outras formas de ser e estar no mundo, já que permitem que as cosmologias e os pensamentos indígenas circulem de forma ampliada entre diferentes gerações, etnias, regiões e países. A leitura desses livros revela a diversidade de vozes indígenas que ressoam no Brasil e, sobretudo, a importância delas serem escutadas para aprendermos a coexistir nessa Terra com seus incontáveis seres, humanos e não-humanos.
O Sempre Um Papo conta com a parceria do Sesc e é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.
Letícia Sabatella é atriz, cantora e ativista. Ao longo de sua carreira, participou de diversas séries, novelas, programas de televisão e produções teatrais brasileiras. Além de sua carreira de atriz, Letícia Sabatella dedica-se ao engajamento em causas sociais e políticas. É defensora ativa dos direitos humanos, dos direitos das mulheres e das questões ambientais.
Trudruá Dorrico pertence ao povo Makuxi. Doutora em Teoria da Literatura na PUCRS, é escritora, artista, palestrante e pesquisadora de literatura indígena. Venceu em 1.º lugar o concurso Tamoios/FNLIJ/UKA de Novos Escritores Indígenas em 2019. Administradora do perfil @leiamulheresindigenas no Instagram. Curadora da I Mostra de Literatura Indígena no Museu do Índio (UFU). Autora da obra “Eu sou Macuxi e outras histórias” (Caos e Letras, 2019). Curadora do FeCCI – I Festival De Cinema Indígena, Brasília (2022). Foi residente no Cité Internationale des Arts, Paris (2023). Atualmente está no pós-doutorado do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Emergentes e em Consolidação PDPG – Pós-Doutorado Estratégico/UFRR (2023-2024).
Sempre um Papo – 37 anos, há 18 com o Sesc SP
Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do País, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 37 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 18 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição.
Serviço:
Sempre Um Papo com Letícia Sabatella e Trudruá Dorrico
Dia 30 de agosto, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: Teatro do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana).
Informações: (11) 5080-3000 – www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br