fbpx

Sempre Um Papo recebe Ricardo Aleixo

5 de agosto de 2021

O Sempre Um Papo recebe como convidado o escritor belo-horizontino, o poeta Ricardo Aleixo. O bate-papo acontece no dia 17 de agosto, terça-feira, às 19h, quando o autor falará sobre seu livro “Extraquadro” (Ed. Impressões de Minas). A conversa terá mediação de Afonso Borges e faz parte do #SempreUmPapoEmCasa, com transmissão ao vivo pelo YouTube, Facebook e Instagram do projeto, com tradução simultânea em Libras.

Extraquadro (Impressões de Minas)

A obra reúne 32 poemas escritos por Ricardo Aleixo, entre 2013 e 2020. Alguns deles foram publicados pelo autor em suas redes sociais e, diante da reação positiva de seus seguidores, acabaram sendo escolhidos para formar o livro. Há outros, porém, que são inéditos.

A palavra “extraquadro” diz respeito à técnica utilizada na fotografia e no cinema para tratar de elementos que não estão localizados na cena. Nesse sentido, o conteúdo do livro se desenvolve a partir de uma foto de infância do autor. Os poemas abordam não o que está visível na imagem, mas seu entorno: as circunstâncias, os sentimentos, os fatos aos quais ela se relaciona.

“Extraquadro” revela a importância que o autor dá aos aspectos estéticos que acompanham a parte escrita. Os poemas assumem diferentes composições ao longo das páginas, como em uma espécie de partituras. O projeto gráfico do livro, realizado pelo artista e designer Mário Vinícius, teve um papel essencial para potencializar os poemas e das imagens feitas por Aleixo.

Ricardo Aleixo nasceu em Belo Horizonte, em 1960. Além de escritor, é músico, produtor cultural, artista plástico e editor. Possui uma extensa obra formada por diferentes linguagens, como filmes, videopoemas, performances, peças de teatro, peças sonoras e gráficas. Além de “Extraquadro”, Ricardo é autor de mais 14 livros, tendo iniciado sua trajetória literária em 1992, com a publicação de “Festim”. Ele é também curador do Festival de Arte Negra (FAN) de Belo Horizonte e trabalhou como editor da revista Roda – Arte e cultura do Atlântico Negro.

O Sempre Um Papo, projeto criado pelo jornalista Afonso Borges com o propósito de incentivar o hábito da leitura, completa 35 anos de realização em 2021. É viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

#SempreUmPapoEmCasa com Ricardo Aleixo

Dia 17 de agosto, terça-feira, às 19h

Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367