Sempre Um Papo recebe Timóteo Verá Tupã Popyguá e Txai Suruí no Sesc SP

31 de agosto de 2023

O projeto “Sempre um Papo” e o Sesc SP apresentam uma série de encontros que reúne escritores e escritoras indígenas e artistas envolvidos com as lutas dos povos originários, para conversar sobre temas que convergem para uma visão mais ampla sobre cultura, natureza, ancestralidade e sustentabilidade, entre outros assuntos. Dessa vez, os ativistas Timóteo Verá Tupã Popyguá e Txai Suruí participam do Sempre Um Papo no Sesc Vila Mariana para tratar a temática “Territorialidade indígena na literatura e no cinema”.

Txai Suruí é uma das produtoras executivas do documentário “O Território”, vencedor do Festival de Sundance que apresenta a luta dos povos indígenas brasileiros contra o desmatamento da Amazônia. O produto audiovisual é produzido pela National Geographic e mostra a luta dos indígenas Uru-eu-wau-wau pelo seu território – o mesmo onde Txai vive.

Timóteo, escritor da obra  “A terra uma só”, é uma liderança muito importante entre os Guarani no Sudeste. Em paralelo, como Txai Suruí é bastante envolvida com a luta do povo Guarani, especialmente na cidade de São Paulo, certamente a conversa entre os dois será muito fluida e interessante.

O Sempre Um Papo conta com a parceria do Sesc e é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Timóteo Verá Tupã Popygua, liderança Guarani Mbya, aprendeu e pensou durante os caminhos que percorreu pela “Ka’a porã”, a Mata Atlântica’, junto ao seu povo. Seu livro “A terra uma só” reúne narrativas dos Guarani Mbya sobre a origem da terra, do ser humano, da linguagem e dos animais e plantas da Mata Atlântica contadas, pela primeira vez, por um Guarani Mbya, sem intermediário de um “juruá”, não indígena. Na obra, as narrativas históricas do povo se entrelaçam com dados autobiográficos da vida do autor.

Walelasoetxeige Suruí (ou Txai Suruí) é uma das lideranças indígenas mais conhecidas por lutar contra o desmatamento na Amazônia. Txai trabalha na parte jurídica da Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé), entidade que defende a causa indígena em Rondônia, e é também fundadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, onde desempenha um importante papel na denúncia do avanço da agropecuária na terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau. Seu trabalho incansável em defesa dos direitos indígenas e da preservação do meio ambiente tem sido reconhecido nacional e internacionalmente. Indo além, a jovem Txai foi a primeira indígena a discursar na abertura da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, realizada em 2021.

Sempre um Papo – 37 anos, há 18 com o Sesc SP 

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do País, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal.  Em 37 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 18 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição. 

Serviço:

Sempre Um Papo com Verá Tupã Popyguá e Txai Suruí
Dia 13 de setembro, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: Teatro do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana).
Informações: (11) 5080-3000 – www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br