fbpx

#SempreUmPapoEmCasa fala sobre a Casa de Gentil – Culturas e Convívios, de Raposos

30 de setembro de 2020

Paula Miranda e Júnio Shock, responsáveis pela Casa de Gentil – Culturas e Convívios, de Raposos, são os convidados do Sempre Um Papo para falarem sobre o espaço, inaugurado em 1º de setembro de 2012, tendo como objetivos principais a valorização da cultura e a contribuição ao desenvolvimento e empoderamento social, com foco especial nas crianças e jovens do município. Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro será mediado pela jornalista Jozane Faleiro e vai acontecer no dia 6 de outubro, terça-feira, às 18h.

O Sempre Um Papo realiza uma série de conversas com escritores e artistas de algumas cidades de Minas Gerais, no intuito de valorizar a arte da região. As atividades integram o #SempreUmPapoEmCasa, sequência de eventos patrocinados pela Cemig com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A Casa de Gentil – Culturas e Convívios é uma Organização não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, fundada em 1º de setembro de 2012, com a vontade de materializar um sonho e criar um espaço físico que contribuísse de forma positiva à cultura e convívio das comunidades, em especial as comunidades de Raposos e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O nome da Casa é uma homenagem ao senhor Gentil Lúcio de Jesus, figura importante para a revitalização e manutenção da tradição do Congado. O nome também faz referência ao lema da Casa: “Gentileza gera Gentileza”. A Casa de Gentil oferece oficinas, eventos e ações que acontecem ao longo do ano. No início de 2020, a Casa Gentil foi severamente atingida por uma enchente que trouxe muitos danos à casa, à comunidade e à cidade de Raposos como um todo. Após o primeiro mutirão, quando estava preparando para iniciar a #ReconstruçãoGentil, o projeto teve que ser adiado devido a pandemia do Covid-19 , seguindo as orientações dos órgãos de saúde. No dia a dia, o trabalho da Casa acontece em sua ocupação e a partir da interação entre crianças, adultos, voluntários, visitantes e moradores. Assim, proporcionamos uma experiência de encontros; novos e renovados convívios e trocas de cultura.

Paula Miranda é  coordenadora e vice presidenta da Casa de Gentil – Culturas e Convívios, mãe de dois meninos, um de 2 e outro de 5 anos. É professora de Yoga e Circo. Graduada em Pedagogia e Educação Física e Mestra em Lazer, envereda suas pesquisas pela Experiência (estética) como campo potente de transformações e aprendizagens, contribuindo para a formação de sujeitos mais humanos e sensíveis. Bebe em diferentes fontes como nas abordagens Pikler e Montessori e Antroposofia.  Hoje, atua como coordenadora da ONG Casa de Gentill – Culturas e Convívios onde são desenvolvidos projetos de empoderamento feminino e social, valorização da infância, da cultura e do Meio ambiente. Está na Casa desde sua fundação, enfrentando e desfrutandos os desafios de manter uma instituição sem fins lucrativos e que hoje não recebe apoios institucionais para se manter. É também uma das fundadoras da Miri Piri Santa Lúcia, berçário e educação infantil.

Júnio Shock é um dos fundadores da Casa de Gentil – Culturas e Convívios. É músico, produtor multimídia, e arteterapeuta. Divide seu tempo em vários projetos que 100% tem a ver com a pessoa humana, em todos eles levantando a bandeira da acessibilidade e inclusão. Como um dos fundadores da Casa de Gentil, acredita que a simplicidade e verdade das ações desenvolvidas por ela é que a torna esse lugar único.

#SempreUmPapoEmCasa com Paula Miranda e Júnio Shock, responsáveis pela Casa de Gentil – Culturas e Convívios, de Raposos

Dia 6 de outubro, terça-feira, às 18h, no canais web do Sempre Um Papo: Youtube, no Facebook e Instagram

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367