fbpx

#SempreUmPapoEmCasa recebe integrantes do Arautos da Poesia

10 de setembro de 2020

Aguida Alves e Sheila Emília, integrantes do “Arautos da Poesia” são as convidadas do Sempre Um Papo para falaram sobre suas atuações neste projeto criado em Sabará, há 11 anos, com o objetivo de promover a leitura poética para o público infantojuvenil. Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro será mediado pela jornalista Jozane Faleiro e vai acontecer no dia 16 de setembro, quarta-feira, às 18h.

O Sempre Um Papo realiza uma série de conversas com escritores e artistas de algumas cidades de Minas Gerais, no intuito de valorizar a arte da região. As atividades integram o #SempreUmPapoEmCasa, sequência de eventos patrocinados pela Cemig com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

O grupo Arautos da Poesia foi criado em 2009, em 14 de março, Dia da Poesia, em uma das unidades da Borrachalioteca (Sala Son Salvador), em Sabará. A proposta é o fomento e a promoção da leitura poética para o público infantojuvenil, de 07 a 14 anos. O grupo tem 11 anos de atuação e, por sete anos, funcionou como uma ação da Borrachalioteca. Há quatro anos, atua de forma independente. Atualmente, conta com 12 integrantes, de 05 a 24 anos. O grupo traz na bagagem importante conhecimento sobre poesia e encontros com grandes poetas reconhecidos pelo público como Adélia Prado, Ferreira Gullar, Marina Colasanti, Alice Ruiz, André Neves, Sérgio Vaz e outros. O Arautos da Poesia participa de diversos eventos, incluindo a Bienal do Livro de Minas Gerais, Salão do Livro Infantil e Juvenil, as festas literárias nas cidades de Carmo da Mata, Divinópolis, Santa Luzia, além de todas as edições da FLIS – Festa Literária de Sabará. O grupo cumpre com a máxima de “ir onde o povo está”, se apresentando de forma bem lúdica e interativa em praças, escolas, datas comemorativas de toda sorte, até um belo casamento. Os integrantes se reúnem toda semana (exceto na pandemia), para estudarem os autores e para degustarem a palavra poética, a palavra em movimento, e se prepararem para as apresentações. Dois encontros são realizados, anualmente, abertos à comunidade – um no dia 14 de março, Dia da Poesia e outro no mês de setembro, intitulado Piquenique de Haicai.

Aguida Alves é mãe, contadora de história, há 17 anos, e coordenadora do “Arautos da Poesia” há 11 anos. Formada em pedagogia, trabalha na biblioteca de uma escola da rede municipal de ensino em Belo Horizonte. Tem na Poesia um sustentáculo para viver, ama a arte e acredita que sem ela a vida seria insuportável.

Sheila Emilia nasceu em Sabará, cidade histórica da região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Lá, cresceu ouvindo lendas e histórias sobre sua cidade e o imaginário popular da região. Aos 11 anos, começou a adquirir o hábito pela leitura, através de livros na biblioteca da sua escola. Descobriu um novo mundo, arranjou uma cama confortável e passou a viver dentro dele. Com 15 anos, começou a escrever poesias e, aos 16, entrou para o grupo Arautos da Poesia onde atua até hoje. De lá até agora, com 24 anos, participou de projetos sociais e cursos de teatro diversos,

conseguindo, em 2018, o registro profissional de atriz. Atualmente, também, é graduanda do

curso de Letras, da PUC Minas.

#SempreUmPapoEmCasa com Aguida Alves e Sheila Emília 

Dia 16 de setembro, quarta-feira, às 18h, no canais web do Sempre Um Papo: Youtube, no Facebook e Instagram

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367