fbpx

#SempreUmPapoEmCasa recebe Sérgio Abranches

25 de novembro de 2020

Afonso Borges recebe o escritor Sérgio Abranches para o debate e lançamento do livro “O Tempo dos Governantes Iniciais” (Companhia das Letras). Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro vai acontecer no dia 30 de novembro, segunda-feira, às 18h.

O evento integra as atividades do #SempreUmPapoEmCasa, sequência de eventos patrocinados pela Cemig, Itaú e Mater Dei, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo.

O Tempo dos Governantes Iniciais (Companhia das Letras)

Referência obrigatória nos estudos sobre o presidencialismo pós-1988 no país, Sérgio Abranches desvela as debilidades da ordem liberal-democrática e aponta possíveis soluções para sua superação. A saúde precária da soberania popular no Brasil e no mundo é o tema do livro de Sérgio Abranches. Em uma análise da última década, a democracia liberal e as liberdades cidadãs sofreram numerosos retrocessos: Da eleição de Donald Trump à ascensão do bolsonarismo, da vitória do Brexit ao colapso dos partidos social-democratas, uma sucessão veloz de mudanças inesperadas alimentou a onda populista que varreu o planeta, potencializada por crises econômicas, ódios políticos e tensões raciais. O Tempo dos Governantes Iniciais nos convida a pensar na polarização ideológica, na insegurança e no medo, agravados pelas incertezas do presente e pela desesperança no futuro, se propagaram com a rapidez vertiginosa do crescimento da ciberesfera e no estado de direito, que se converteu no alvo preferencial de líderes oportunistas que souberam aproveitar a conjuntura de frustrações generalizadas e desigualdades agudas. Neste livro, o autor propõe alternativas para a sobrevivência das instituições democráticas, únicos remédios eficazes contra tiranias e ditaduras.

Sérgio Abranches nasceu em Curvelo (MG), em 1949. Formou-se em sociologia na Universidade de Brasília e obteve o Ph.D. de Ciência Política na Universidade Cornell (EUA). Foi professor visitante do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dele, a Companhia das Letras já publicou A era do imprevisto: A grande transição do século XXI e Presidencialismo de coalizão- Raízes e evolução do modelo político brasileiro, entre outros.

#SempreUmPapoEmCasa com Sérgio Abranches

Dia 30 de novembro, segunda-feira, às 18h, no canais web do Sempre Um Papo: Youtube, no Facebook e Instagram

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367