19 de novembro de 2024
O escritor Sérgio Abranches e a curadora de arte Sandra Benites são os convidados do terceiro evento dentre uma série de encontros promovidos pelo projeto Sempre Um Papo em parceria com o Sesc SP. No dia 10 de dezembro, terça-feira, às 19h30, o auditório do Sesc Pinheiros recebe os intelectuais para falar sobre o tema “Cosmopercepções e modos de viver: diálogos entre saberes”. A mediação fica por conta da jornalista Semayat Oliveira.
A entrada é gratuita, e os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo) uma hora antes do início.
Trata-se de uma parceria entre o projeto Sempre Um Papo e o Sesc SP que, retorna, pelo 22º. ano consecutivo, para uma série de eventos. O encontro entre Sérgio Abranches e Sandra Benites é o terceiro desta temporada, tendo sido precedido por bate-papos entre Veronica Stigger e Edson Kayapó, e Valter Hugo Mãe e Itamar Vieira Junior. Até abril de 2025, os eventos promovidos por essa parceria seguirão enfocando criações que dialogam com o meio ambiente, promovendo uma nova visão sobre sustentabilidade e respeito aos ciclos naturais.
Sandra Benites nasceu em 1975, na aldeia Porto Lindo, no Mato Grosso do Sul, e hoje vive e trabalha entre o Rio de Janeiro e São Paulo. É curadora, educadora e pesquisadora Guarani-Nhandeva. De 2010 a 2013, foi professora de guarani na Associação Indígena Guarani e Tupinikin – AITG, escola indígena na aldeia Três Palmeiras, no município de Aracruz, no Espírito Santo. Benites é doutoranda em antropologia social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como curadora, se dedica à arte indígena. Em 2019, foi nomeada curadora adjunta de arte brasileira do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Tratou-se de um marco na história dos museus e da curadoria no Brasil, por ser a primeira curadora indígena a integrar a equipe curatorial de um museu de arte no país.
Sérgio Abranches é escritor. Tem mestrado em sociologia pela Universidade de Brasília e doutorado em ciência política e sociologia comparada, pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Colunista político dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense. Escreveu, entre outros, os romances, O Intérprete de Borboletas, de 2022, Que mistério tem Clarice, de 2014, O Pelo Negro do Medo, de 2012, e os ensaios No tempo dos governantes incidentais, de 2020, Presidencialismo de coalizão — Raízes e evolução do modelo político brasileiro, de 2018, finalista do prêmio Jabuti, categoria Ensaio/Humanidades, A Era do Imprevisto — A Grande Transição do Século XXI, de 2017, ganhador do Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil de 2018.
Jornalista, apresentadora e escritora, Semayat Oliveira é cofundadora do site jornalístico Nós, mulheres da periferia e consultora jornalística do podcast Mano a Mano
Sempre um Papo – 38 anos, há 22 com o Sesc SP
Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do País, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 38 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2,5 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 22 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição.
Serviço:
Sempre Um Papo com Sérgio Abranches e Sandra Benites.
Dia 10 de dezembro, terça-feira, às 19h30.
Retirada de ingressos, gratuitos, na bilheteria da unidade, 1h antes do início da atividade.
Local: Auditório do 3º. Andar do Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo).
Informações: (11) 3095-9400 –https://www.sescsp.org.br/programacao/sempreumpapo/
sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br