Sesc Vila Mariana recebe Lenine e Márcia Kambeba no Sempre Um Papo

19 de setembro de 2023

O projeto Sempre um Papo e o Sesc SP apresentam os músicos Lenine e Márcia Kambeba para conversar sobre o tema “Cantos e canções: musicalidade entre a aldeia e a cidade”, sob a mediação de Geni Núñez. A conversa vai tratar das semelhanças e das diferenças que existem na música do Brasil indígena e o urbano, abordando questões como processos, inspirações, instrumentos, gêneros e tradições – ou seja, do fazer musical.

O “Sempre um Papo” vai acontecer no dia 18 de outubro, quarta-feira, às 19h30, no Teatro do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana). Os ingressos grátis podem ser retirados na bilheteria a partir das 17h do dia 17/10 ou ou em sescsp.org.br/vilamariana

Esta série de encontros promovida pelo Sesc SP e Sempre um Papo reúne escritores indígenas e artistas envolvidos com as lutas dos povos originários, para conversar sobre temas que convergem para uma visão mais ampla sobre cultura, natureza, ancestralidade e sustentabilidade, entre outros assuntos.

Considerado um dos mais notáveis nomes da música popular brasileira, vencedor de 6 Grammys Latino e diversos prêmios no Brasil e no mundo, Lenine é “Cantautor”, botânico autodidata e apoiador engajado de grupos socioambientais. Transformou sua música em uma ferramenta de conscientização nas causas que defendem o meio ambiente. Como em toda sua obra, seja ela para TV, Cinema ou dança, como no grupo Corpo, a preocupação com o planeta está mais que presente, seja na poesia ou na prática diária. Atualmente viaja pelo Brasil e mundo com seu show intitulado RIZOMA. Lenine nunca está só: o produtor musical Bruno Giorgi processa toda experiência do palco com loops, samples originais dos discos e com sua voz e instrumentos.

Márcia Wayna Kambeba é escritora, poeta, fotógrafa, locutora, compositora, ativista, educadora, atriz, roteirista, apresentadora, cantora, faz recitais, contadora de histórias, palestrante de assuntos indígenas e ambientais no Brasil e exterior. Como ativista luta usando a memória, as narrativas orais e a arte em prol das questões ambientais e indígenas envolvendo povos de aldeia e cidade de modo particular o empoderamento da mulher indígena na Amazônia e em outras regiões do Brasil. Com a causa indígena fala sobre educação indígena, a luta da mulher no século 21, a memória e o valor das narrativas orais, identidade e cultura. Como compositora suas músicas falam da questão indígena, ambiental e amazônica. Compõe e canta em tupi língua materna de seu povo e em português. Já se apresentou em vários espaços, entre eles o Sesc Pompéia, em São Paulo, em Festivais como Leão do Norte, projeto do Sesc.

Sempre um Papo – 37 anos, há 18 com o Sesc SP

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do País, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 37 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 18 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição.

Serviço:

Sempre Um Papo com Lenine e Márcia Kambeba. Mediação: Geni Núñez.
Dia 18 de outubro, quarta-feira, às 19h30.
Os ingressos grátis podem ser retirados na bilheteria a partir das 17h do dia 17/10 ou ou em sescsp.org.br/vilamariana
Local: Auditório do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana).
Informações: (11) 5080-3000 – www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br