fbpx

Um Papo recebe Rosa Freire d’Aguiar e Angelo Oswaldo

16 de abril de 2021

O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto. No dia 29 de abril, quinta-feira, às 19h, Afonso Borges recebe a jornalista Rosa Freire d’Aguiar para falar sobre o livro, organizado por ela, “Celso Furtado Correspondência intelectual: 1949-2004” (Companhia das Letras). O escritor e atual prefeito de Ouro Preto (MG), Angelo Oswaldo, também participa da conversa.  Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do turismo.

Celso Furtado – Correspondência intelectual: 1949-2004 (Companhia das Letras)

Com cartas de mais de oitenta interlocutores brasileiros e estrangeiros, esta seleção de cerca de 15 mil cartas do acervo pessoal de Celso Furtado, organizada por Rosa Freire, oferece um panorama iluminador do pensamento de Furtado e dos debates intelectuais que movimentaram a segunda metade do século XX. A correspondência revela não apenas seu dia a dia como professor e pesquisador, mas também um diálogo com outras figuras de proa da época sobre o desenvolvimento do Brasil e da América Latina, afinidades e discordâncias teóricas, e as angústias decorrentes do golpe militar de 1964.

Ora organizadas entre interlocutores brasileiros e estrangeiros, ora agrupadas em eixos temáticos, as quase trezentas cartas vêm acompanhadas de textos introdutórios e de um rico aparato de notas, que contextualizam os personagens e eventos históricos. Com correspondências de Albert O. Hirschman, Antonio Callado, Antonio Candido, Bertrand Russell, Caio Prado Jr., Carlos Lacerda, Darcy Ribeiro, Ernesto Sabato, Eugenio Gudin, Fernando Henrique Cardoso, Florestan Fernandes, Francisco de Oliveira, Francisco Weffort, Hélio Jaguaribe, Lina Bo Bardi, Luiz Inácio Lula da Silva, Maria da Conceição Tavares, Nicholas Kaldor, Otto Maria Carpeaux, Plínio de Arruda Sampaio, Raúl Prebisch, Roberto Campos, entre outros.

Celso Furtado nasceu em 1920, em Pombal, Paraíba. Foi economista da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), e criou e dirigiu a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Foi ministro do Planejamento do governo João Goulart e, ao voltar do exílio, ministro da Cultura do governo José Sarney. Escreveu cerca de trinta livros sobre teoria, política e história econômicas, dentre eles, “Formação Econômica do Brasil”, “Criatividade E Dependência”, “A Economia Latino-Americana” e “Obra Autobiográfica”, publicados pela Companhia da Letras. Faleceu em 2004, no Rio de Janeiro. 

Rosa Freire dAguiar é nasceu no Rio de Janeiro. Nos anos 70 e 80 foi correspondente em Paris das revistas Manchete e IstoÉ. Além de jornalista é tradutora de francês, italiano e espanhol para o português, em mais de vinte anos de atividade, verteu mais de sessenta títulos nas áreas de literatura e ciências humanas, como Céline, Orsenna, Leví-Strauss, Debret e Balzac. Entre os prêmios que recebeu estão o da União Latina de Tradução Científica e Técnica (2001) por “O Universo, Os Deuses, Os Homens (Companhia das Letras), de jean-Pierre Vernant, e o Jabuti (2009) pela tradução de “A Elegância Do Ouriço” (Companhia das Letras), de Muriel Barbery. 

Angelo Oswaldo De Araújo Santos, natural de Belo Horizonte/MG. Graduou-se pela Faculdade de Direito da UFMG – turma de 1971. Jornalista profissional, escritor e advogado. Trabalhou em diversos órgãos de comunicação mineiros e nacionais, tendo sido editor do Suplemento Literário de Minas Gerais. Presidiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e foi chefe de gabinete do Ministério da Cultura, quando atuou como ministro interino, na gestão do professor Celso Furtado (1986 a 1988). Foi secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, entre 1999 e 2002, no governo Itamar Franco. Em 2003, foi assessor do embaixador Itamar Franco na embaixada do Brasil em Roma. É membro da Academia Mineira de Letras, sucessor de Oscar Dias Correia na cadeira que tem como fundador Alphonsus de Guimaraens. Em 2013, ocupou a presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2015 assumiu a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Eleito nas últimas eleições, está no quarto mandato como prefeito de Ouro Preto.

#SempreUmPapoEmCasa com Rosa Freire dAguiar e Angelo Oswaldo

Dia 29 de abril, quinta-feira, às 19h

Local: Youtube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367